Recarga Plus - Um Ótimo Negócio

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Os 10 melhores filmes de suspense - Antonio Queiroz

Eu adoro listas de filmes, séries, novelas, atores, heróis, anti-heróis, etc. Por esta razão, inauguro neste blog a exposição de minhas preferências, através da minha lista pessoal de melhores filmes de suspense. Outras listas virão e gostaria de receber comentários de quem lê e de quem acompanha o blog. Não precisa concordar comigo, até prefiro que não concorde. Mencione filmes que eu possivelmente não tenha visto, para que eu possa incluí-los na lista. Ou não. Os filmes abaixo mencionados não estão na ordem de preferência, nem na lista dos melhores do mundo de todos os tempos, mas sim aqueles que mais me agradaram, mais me divertiram e - quando possível - os que mais acrescentaram alguma coisa na minha vida.  Vale lembrar que separo os gêneros "terror" e "suspense" segundo um critério específico. Suspense não é filme de terror. O filme de suspense tem histórias que se acontecem sempre por força das mãos do homem, sem nada de sobrenatural ou inexplicável por trás. Os filmes de terror, por mais suspense que apresentem, devem conter em suas histórias fenômenos que nossa ciência ainda não entende nem explica (vampirismo, extraterrestres, espíritos do mal, paranormalidade, telecinese, viagens no tempo, possessão demoníaca, etc).Vamos lá... Mande sua lista também.



1- Psicose - a "mãe" dos filmes de suspense, dirigido pelo mestre Alfred Hitchcock. Quem nunca ouviu falar no filme e não sabe nada da história (tipo alguém que tenha chegado recentemente de Marte), é capaz de se surpreender com seu final nada menos do que mirabolante. História boa, atores em forma, cenas desconcertantes. Mereceu um remake (uma xerox colorida se preferirem) do diretor Gus Van Sant em 1998).



2- Os Pássaros - outra obra prima de Hitchcock. Não se pode dizer que o ataque dos pássaros seja algo demoníaco ou sobrenatural, apenas uma manifestação da natureza, uma vez que o diretor não explica - e isso é o mais fascinante no filme- a origem das aves. Sequência final perturbadora, opressiva e sufocante. Perfeito.


3- O Albergue - impressiona tanto pela simplicidade como pela coragem de mostrar o quanto o ser-humano pode ser cruel. E pensar que aquilo pode mesmo acontecer em algum lugar do mundo é assustador. A melhor sequência é a da fuga do rapaz, que tem que retornar para salvar uma colega bem quando está conseguindo sair daquele lugar maldito. Tem duas sequências que não precisa perder tempo.


4- Jogos Mortais - o primeiro filme da série é inteligentemente simples e lançou uma franquia que nunca conseguiu se igualar ao original, por mais sangrentas e escatológicas que sejam. Dois homens que não se conhecem, acordam acorrentados em um banheiro imundo. Eles ainda não sabem, mas fazem parte de um jogo (mortal). Agora eles tem que descobrir o propósito de estarem ali, mesmo que tenham que sacrificar alguma coisa de extrema importante para isso.



5- Capricornio 1 - subestimada produção americana de 1978, pouco vista e rara de se encontrar em DVD. que mostra como é possível forjar uma viagem espacial. Astronautas são obrigados a encenar sua missão a Marte, enquanto um jornalista desconfiado investiga "algo que lhe parece errado", depois que um funcionário da Nasa desaparece misteriosamente. O diretor George Pan Cosmatos conseguiu fazer um filme sombrio, mesmo filmando em plena luz do dia (algumas sequências no deserto). Na minha opinião a melhor trilha que Jerry Goldsmith fez para o cinema. Datado, mereceria um remake.



6- Guerra Mundial Z - filme surpreendentemente bom. Dá até para desculpar alguns furos graves do roteiro, que no final do filme acaba se esquecendo de alguns fatos lá do começo. Mas e idéia é boa e dá uma nova roupagem aos tão propalados mortos vivos ou zumbis (que hoje voltaram à moda, graças à série The Walking Dead). Aqui eles são ágeis e muito mais assustadores do que aqueles que andam devagar. Escalam paredes, fazem o diabo por uma abocanhada num humano. A solução final propõe uma sequência, que eu já estou louco para ver.



7- Filhos da Esperança - parece mais um filme de ficção científica, mas é um libelo à paz. Num futuro próximo, depois que, por força da natureza, as mulheres não conseguem mais engravidar, um grupo de resistência acaba descobrindo uma mulher que está grávida. E todos querem colocar as mãos nela. A sequência da batalha campal em prédios abandonados é fantástica e emocionante ao mesmo tempo, a partir do momento que todos param de atirar quando descobrem que há um bebê no meio da batalha.



8- Tubarão - no início da carreira, Steven Spielberg conseguiu realizar uma obra-prima que, muito mais do que ser campeão de bilheteria, é capaz de assustar até hoje. Nem todos os percalços de produção, como a falha dos tubarões mecânicos que viviam encrencando por causa da água, atrapalhando o andamento das filmagens, conseguiu tirar o brilho do filme. Não fosse pelos cabelos, o filme não teria como ter uma data certa de identificação. Elenco principal excelente, direção segura, tem cenas inesquecíveis até na hora de dormir. Suspense de primeira, perfeito.



9- Anatomia - suspense alemão com a atriz de Corra Lola... Corra, Franka Potente. O filme mostra os bastidores de um hospital que abriga estudantes de medicina arrogantes o suficiente para se acharem deuses.
Alguns furos de roteiro, mas o suspense pega fogo.



10- A Órfã - inesperado sucesso de bilheteria, graças à atriz que faz o papel da menina. Dá para matar a charada bem antes do final, mas a maioria não consegue. Boas cenas de suspense, algumas de grudar na cadeira. Presença da bela Vera Farmiga (como a mãe), que parece gostar de atuar em produções de suspense e terror (Invocação do Mal, e a série Bates Motel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário