Recarga Plus - Um Ótimo Negócio

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Nova lista: Por onde andam certos filmes? - Antonio Queiroz

Existe um estranho fenômeno que reside entre as distribuidoras de cinema e vídeo e a televisão (aberta e por assinatura), que é o de "se esquecer" de exibir certos filmes que há muito tempo não vemos. Há quem diga que o surgimento do canal TCM cobriu esta lacuna. Pode ser, mas não totalmente. Alguns filmes nunca mais passaram na TV, nem no TCM, nem no canal Viva, que se dispõe a um revival de novelas (todas coloridas, diga-se de passagem. Quem quiser rever Carinhoso, O Cafona ou Corrida do Ouro vai ter que esperar sentado). Entretanto, esta coluna é sobre filmes "desaparecidos", "esquecidos", "deixados para trás". Vamos a eles:

1- A Garota do Adeus - comédia dramática de 1977, baseada na peça homônima de Neil Simon, com Marsha Mason e Richard Dreyfuss (Oscar de coadjuvante). Diálogos espertos e um casal de atores com boa química garantiram gordas bilheterias ao filme.

2- Jogo Sujo - Também em 1977, Goldie Hawn e Chevy Chase protagonizaram um simpático casal romântico nessa comédia policial acima da média. A música de Barry Manilow e a engraçada presença de Dudley Moore também ajudaram a alavancar o filme. Sumiu.

3- Preety Baby - Primeiro e escandaloso filme com Brooke Shields, dirigida pelo mestre Louis Malle. Ainda garota, Shields interpreta uma prostituta adolescente nos anos 20. A mãe dela é vivida por Susan Sarandon.

4- O Planeta dos Macacos - quem não se lembra do final sombrio e inspirado, quando Charlton Heston (Capitão Taylor) descobre que o estranho planeta habitado por símios em que se encontra é a própria Terra.

5- Viagem Fantástica - Rachel Welch e companhia embarcam numa viagem pelo corpo humano num filme recheado de bons efeitos especiais - para a época. Teve uma refilmagem com a Meg Ryan, mas mudaram o roteiro e o filme ficou um lixo.

6- Fuga de Nova York - clássico de John Carpenter (Halloween), que teve uma sequência desastrosa, Fuga de Los Angeles, com o mesmo Kurt Russell no papel principal do mercenário Snake Plissken. Apesar da produção meio pobrinha, é um clássico que ninguém consegue ver na TV.

7- A Cidade dos Amaldiçoados - o último filme de Christopher Reeve antes do acidente, rodado em 1995, também dirigido por John Carpenter, que fez jus ao original com George Sanders, rodado em 1960, que é outro que nunca passa em lugar nenhum.

8- Dublê de Corpo - Festejada produção dirigida por Brian de Palma e que lançou a então estreante Melanie Griffith. Bem na linha hitchcockiana, tem uma história legal e um final surpreendente. Mas a gente não consegue ver.

9- Chamas da Vingança - filme que a então gracinha da época (1983) Drew Berrymore fez depois de ET. Baseado na obra de Stephen King, é sobre uma garotinha com poderes de tacar fogo em tudo, sempre que se encontra em perigo.

10- Um Tiro na Noite - outro de Brian de Palma, talvez o menos visto em TV de todos da lista. John Travolta é um sonoplasta de cinema que grava um acidente que não deveria ter acontecido, num local onde ele não deveria estar e que pode trazer implicações política graves e até... a morte. História absurda, mas com bom suspense, um filme de Brian de Palma que poderia muito bem ser reprisado uma noite dessas.

Outras listas de filmes esquecidos virão em breve. Aguardem. Por enquanto vão comentando esta aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário